Utilizando brinquedos não estruturados, educadora do Centro Educacional Maria Martinha dos Santos realizou projeto de sala com a turma do berçário
O Projeto “Brinquedos não Estruturados” foi criado a fim de incentivar e estimular o desenvolvimento integral das crianças
Por cemartinha - Publicado em 03/11/2023
Ao contrário de brinquedos pré-fabricados com finalidades específicas, os brinquedos não estruturados são caracterizados pela versatilidade e ausência de regras predeterminadas. Essa abordagem proporciona às crianças a oportunidade de explorar e expressar sua criatividade de maneira única. Ao manipular materiais diversos, como tecidos, blocos, e objetos cotidianos, os pequenos desenvolvem habilidades motoras finas, aprimoram a coordenação motora e aprendem a resolver problemas de forma independente, estimulando uma abordagem mais ativa e participativa no processo educacional.
Na educação infantil, os brinquedos não estruturados fomentam o desenvolvimento social e emocional das crianças. Ao brincar com esses materiais diversos, os pequenos são incentivados a interagir entre si. Essa dinâmica promove habilidades sociais fundamentais, como comunicação, cooperação e empatia. Dessa forma, os brinquedos não estruturados tornam-se agentes poderosos no processo educativo, estimulando o desenvolvimento integral e promovendo uma abordagem mais completa e participativa para os alunos.