No Centro Educacional Antônio Mansur, as brincadeiras e os recursos lúdicos estão presentes em todas as atividades pedagógicas
O brincar deve ser inserido no currículo escolar de forma que promova o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, como a cooperação, o respeito às diferenças e a empatia
Por ceantoniomansur - Publicado em 04/08/2024
Pensando nisso, as educadoras do Centro Educacional Antônio Mansur promovem uma grande variedade de brincadeiras e atividades lúdicas para os alunos. Elas incluem brincadeiras com músicas e movimentos, atividades ao ar livre, experiências artísticas, momentos de contação de histórias e muito mais. Essas práticas são planejadas para desenvolver habilidades importantes, como coordenação motora, criatividade, socialização e concentração, proporcionando um aprendizado enriquecedor e envolvente para as crianças.
O brincar é fundamental para o desenvolvimento cognitivo. Através das brincadeiras, as crianças exploram e experimentam o mundo ao seu redor, desenvolvendo habilidades. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC enfatiza que as brincadeiras e jogos devem ser planejados de maneira a estimular a autonomia, a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas. O brincar deve ser inserido no currículo escolar de forma que promova o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, como a cooperação, o respeito às diferenças e a empatia.
Além de seus benefícios individuais, o brincar contribui para a criação de um ambiente escolar mais envolvente e estimulante. Em um ambiente onde o brincar é valorizado, os alunos se sentem mais motivados e engajados, o que facilita o processo de aprendizado e torna a experiência educacional mais prazerosa.