Instituto Ânima - Logo


A importância do dentista nos primeiros anos de vida


Através de projetos e atividades lúdicas, o Dentista Lucas Alcarde explica a importância da saúde bucal na infância



Por Anima - Publicado em 31/12/1969



As escolas maternais terceirizadas de Barueri, administradas pelo Instituto Ânima através de uma parceria público-privada, EMM Evelyn Mosse Barreiro (Bairro dos Altos) e Ilda Martins Holanda da Silva (Parque dos Camargos), com a Prefeitura de Barueri, através da Secretaria da Educação, possuem um projeto pedagógico que oferece a comunidade local um espaço voltado para o desenvolvimento e aprendizagem. Dentro da proposta pedagógica das maternais, as escolas possuem uma equipe multidisciplinar especializada com profissionais focados para atender as crianças das maternais.

Pensando que o bem-estar e a saúde da criança são fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento e no crescimento infantil, as maternais terceirizadas oferecem aos alunos o atendimento odontológico gratuito, objetivando a prevenção de doenças bucais, a conscientização, o cuidado dentário e o encaminhamento para tratamentos na rede municipal, visando a saúde bucal desde os primeiros passos da criança.

Através do Projeto OdontoBaby, o Dentista Lucas Alcarde busca motivar o aprendizado, que é oferecido de forma lúdica ao aluno através de brincadeiras e da experimentação. Em junho, para despertar a importância deste cuidado, foi desenvolvido um fantoche de jacaré, com dentes bem aparentes e uma escova, o objetivo da atividade foi deixar as crianças cuidarem da saúde bucal do bichinho. Desta forma, os alunos puderam demonstrar no boneco a importância de se cuidar dos dentes e internalizar o conhecimento, replicando-o em casa junto a família.
No decorrer do ano são oferecidos diversos projetos para manter o aprendizado das crianças, como o “Escovódromo” que é o espaço onde as crianças escovam os dentes após as refeições mais importantes e o espaço “Vamos Escovar?” que possui um escova gigante, onde os alunos podem se entreter enquanto aguarda os outros alunos a escovarem os dentes.

O doutor Lucas Alcarde também passa orientações para as professoras e assistentes de maternal para manter as escovas em lugares limpos “desenvolvi o projeto porta-escovas, onde as escovas são colocadas individualmente dentro de um espacinho, então nenhuma entra em contato com a outra para evitar bactérias” conta o dentista. Além de orientá-las para ensinar a criança a perder o medo do dentista “todo período escolar, as professoras são instruídas para tirar o medo da criança e passar uma boa imagem do dentista, como o dentista amigo das crianças” conta Lucas.

O dentista comparece na escola maternal duas vezes ao mês, é importante sempre conferir a agenda do seu filho e seguir as recomendações que o profissional passa para manter a saúde bucal das crianças.

Confira as fotos do trabalho do Dentista nas Maternais
Dentista











Fale Conosco


Entre em contato conosco!



Localização

Rua Príncipe Regente, nº 12, Sala 07,
Centro, Araçariguama-SP. CEP 18147-000.
CNPJ 05.947.341/0001-92



Telefone

(11) 4382-4683



E-mail

institutosocialanima@gmail.com











Envie uma mensagem


Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato conosco!








Copyright © 2017-2024 - Instituto Ânima.


Área do colaborador | Webmail