Projeto “Meu Mundinho” aborda a construção da identidade da criança

Por Anima - Publicado em 31/12/1969
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A maternal é um universo social que proporciona ambientes diferenciados do da família, proporcionando novas interações, possibilitando desta maneira ampliação de seus conhecimentos relacionados a si e dos outros.
A professora contou que “a criança de 7 a 11 meses não entende que é um ser único, ela entende-se como uma extensão da mãe, é como se ela não soubesse que existe. Por isso esse projeto é importante, para trabalhar a criança, mostrando os sentidos e a identidade como ser individual, buscando ampliar os conhecimentos e as percepções da criança como ser individual na sociedade” explicou a professora.
A professora contou também que esse projeto acontece semanalmente na escola, pois a construção da identidade da criança acontece de forma gradativa, aos poucos ela começa a desenvolver, conhecer e identificar a si mesmo e o próprio corpo, ou seja, com as atividades oferecidas pela maternal, a criança é estimulada a desenvolver seu lado psicomotor, social e cognitivo individualmente.
As atividades consistem em rodas de conversas com cantigas sobre o tema, exploração de espaços pedagógicos, percepções de auto-imagem por meio de espelho e desenho representando o próprio corpo em papel kraft, brincadeiras em grupos entre outros.
CONFIRA AS FOTOS DO PROJETO "MEU MUNDINHO"
