Projeto Multissensorial desperta curiosidade nos alunos das maternais administradas pelo Instituto Ânima
Por Anima - Publicado em 31/12/1969
Os primeiros anos da infância são primordiais para que a criança esteja em um ambiente estimulador, prazeroso e lúdico, com oportunidades para desenvolver seus sentidos e habilidades. Quanto mais ela participa das experiências físicas, afetivas e sociais, maiores serão o enriquecimento e desenvolvimento de sua inteligência. A criança quando estimulada se torna mais ativa, dinâmica, criativa, emocionalmente equilibrada e saudável, e passa a realizar melhor as atividades propostas, a encontrar soluções e a apresentar uma boa socialização.
Pensando nisso, o Instituto Ânima executou no mês de outubro “Projeto Multissensorial” com a turma da Professora Janaina Mariano, da 1ª Fase B, para ela “Nos primeiros anos de vida, a criança descobre o mundo através das sensações e estímulos, este mundo é composto por sensações trazidas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato, acompanhados do grande sabor da descoberta” contou a professora.
A professora ao observar que os alunos estão em uma fase de grandes curiosidades e explorações resolveu colocar em prática o projeto, que foi um sucesso, as crianças da 1ª fase B puderam mexer, brincar com diversos tipos de sensações, como folhas, pisar na areia, na grama, tocar em tampinhas de garrafa, esponjas e até pisar em uma bacia com água e bolinhas coloridas de sagu.
Considerando que se trata de crianças em pleno desenvolvimento e que seu universo infantil é rico de significados e imaginações, o projeto despertou diversas sensações e percepções que contribuem de forma direta e indireta para o desenvolvimento da criança.