Conheça o quarto Montessoriano: entenda o método e aprenda a decorar o ambiente para seu filho
Pensando na importância do desenvolvimento sadio da criança, o Instituto Ânima explica como decorar o quarto do seu filho através do método montessoriano
Por Anima - Publicado em 31/12/1969
"O quarto é feito para bebês e não para adultos", essa é a principal premissa de um quarto montessoriano. Esse método foi criado por um educadora italiana, chamada Maria Montessori, em 1907.
Esse método prioriza a autoeducação, ou seja, no quarto ao invés de terem camas altas, os colchões no chão oferecem maior liberdade para os pequenos, que podem deitar e levantar quando quiserem. Os brinquedos também podem ficar ao alcance da criança para que ela possa pegá-los à vontade. Especialistas indicam que os brinquedos sejam oferecidos em esquema de rodízio a cada 15 dias para não gerar monotonia ou despertar o desinteresse na criança.
É interessante também colocar no quarto do seu filho um espelho, para que ele possa se reconhecer, ele deve ser colado em uma placa de MDF ou madeira e ser preso à parede para evitar que se quebrar, os pedaços se soltem e machuquem a criança.
Uma barra afixada na parede para facilitar que a criança fique em pé e comece a andar, um tapete para proporcionar experiências sensoriais para os bebês e delimitar o espaço de brincadeiras.
Em um ambiente com elementos ao alcance da criança, a principal preocupação dos pais é com a segurança. Evite móveis ou outros elementos com quinas e não use quadros com vidros. Prefira acrílico.