A importância do dentista nos primeiros anos de vida

Através de projetos e atividades lúdicas, o Dentista Lucas Alcarde explica a importância da saúde bucal na infância

Publicado em 25/09/2017


As escolas maternais terceirizadas de Barueri, administradas pelo Instituto Ânima através de uma parceria público-privada, EMM Evelyn Mosse Barreiro (Bairro dos Altos) e Ilda Martins Holanda da Silva (Parque dos Camargos), com a Prefeitura de Barueri, através da Secretaria da Educação, possuem um projeto pedagógico que oferece a comunidade local um espaço voltado para o desenvolvimento e aprendizagem. Dentro da proposta pedagógica das maternais, as escolas possuem uma equipe multidisciplinar especializada com profissionais focados para atender as crianças das maternais.

Pensando que o bem-estar e a saúde da criança são fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento e no crescimento infantil, as maternais terceirizadas oferecem aos alunos o atendimento odontológico gratuito, objetivando a prevenção de doenças bucais, a conscientização, o cuidado dentário e o encaminhamento para tratamentos na rede municipal, visando a saúde bucal desde os primeiros passos da criança.

Através do Projeto OdontoBaby, o Dentista Lucas Alcarde busca motivar o aprendizado, que é oferecido de forma lúdica ao aluno através de brincadeiras e da experimentação. Em junho, para despertar a importância deste cuidado, foi desenvolvido um fantoche de jacaré, com dentes bem aparentes e uma escova, o objetivo da atividade foi deixar as crianças cuidarem da saúde bucal do bichinho. Desta forma, os alunos puderam demonstrar no boneco a importância de se cuidar dos dentes e internalizar o conhecimento, replicando-o em casa junto a família.
No decorrer do ano são oferecidos diversos projetos para manter o aprendizado das crianças, como o “Escovódromo” que é o espaço onde as crianças escovam os dentes após as refeições mais importantes e o espaço “Vamos Escovar?” que possui um escova gigante, onde os alunos podem se entreter enquanto aguarda os outros alunos a escovarem os dentes.

O doutor Lucas Alcarde também passa orientações para as professoras e assistentes de maternal para manter as escovas em lugares limpos “desenvolvi o projeto porta-escovas, onde as escovas são colocadas individualmente dentro de um espacinho, então nenhuma entra em contato com a outra para evitar bactérias” conta o dentista. Além de orientá-las para ensinar a criança a perder o medo do dentista “todo período escolar, as professoras são instruídas para tirar o medo da criança e passar uma boa imagem do dentista, como o dentista amigo das crianças” conta Lucas.

O dentista comparece na escola maternal duas vezes ao mês, é importante sempre conferir a agenda do seu filho e seguir as recomendações que o profissional passa para manter a saúde bucal das crianças.

Confira as fotos do trabalho do Dentista nas Maternais
Dentista


Outras Notícias

Maternais de Barueri comemoram Dia do Livro com encenações de histórias

Com encenações de histórias infantis, as peças aconteceram nas 5 Maternais administradas pelo Instituto Ânima



Instituto Ânima recebe homenagem no 22º Batalhão Logístico Leve do Exército

O 22º Batalhão Logístico Leve comemorou em 18 de abril seus 72 anos de criação e convidou o Instituto Ânima para receber uma Homenagem



Novembro Azul – Instituto Ânima realizou palestras para conscientização

O Instituto Ânima abraça a campanha ‘Novembro Azul’ e por isso promoveu entre os dias 6 e 10 de Novembro uma série de palestras de conscientização em relação aos cuidados da saúde do homem



Outubro Rosa: Instituto Ânima promove palestra de conscientização sobre o câncer de mama para mulheres do exército

Realizada pela equipe multidisciplinar, a palestra foi voltada para as militares do 22º Batalhão Logístico Leve de Barueri




Entre em Contato












- Endereço da Sede -

Rua Príncipe Regente, 12, Sala 07, Centro, Araçariguama-SP, CEP: 18147-000

- Telefone -

(11) 4198-5732

- Email -

institutosocialanima@gmail.com




Endereço da Sede

Rua Príncipe Regente, 12, Sala 07, Centro, Araçariguama-SP, CEP: 18147-000

Telefone

(11) 4198-5732

Email

institutosocialanima@gmail.com



Copyright © 2017 - Instituto Ânima.