Projeto “Meu Mundinho” aborda a construção da identidade da criança

Publicado em 03/05/2017


Na última terça-feira, dia 02 de maio, a professora Janaina Mariano, da 1ª fase, colocou em prática o projeto “Meu Mundinho” que aborda o tema “Construção da Identidade”. As atividades foram realizadas no pátio da Maternal Evelyn Mosse Barreiro (maternal administrada pelo Instituto Ânima) com os alunos da sua turma.

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A maternal é um universo social que proporciona ambientes diferenciados do da família, proporcionando novas interações, possibilitando desta maneira ampliação de seus conhecimentos relacionados a si e dos outros.

A professora contou que “a criança de 7 a 11 meses não entende que é um ser único, ela entende-se como uma extensão da mãe, é como se ela não soubesse que existe. Por isso esse projeto é importante, para trabalhar a criança, mostrando os sentidos e a identidade como ser individual, buscando ampliar os conhecimentos e as percepções da criança como ser individual na sociedade” explicou a professora.

A professora contou também que esse projeto acontece semanalmente na escola, pois a construção da identidade da criança acontece de forma gradativa, aos poucos ela começa a desenvolver, conhecer e identificar a si mesmo e o próprio corpo, ou seja, com as atividades oferecidas pela maternal, a criança é estimulada a desenvolver seu lado psicomotor, social e cognitivo individualmente.

As atividades consistem em rodas de conversas com cantigas sobre o tema, exploração de espaços pedagógicos, percepções de auto-imagem por meio de espelho e desenho representando o próprio corpo em papel kraft, brincadeiras em grupos entre outros.



CONFIRA AS FOTOS DO PROJETO "MEU MUNDINHO"

Projeto:


Outras Notícias

Maternais de Barueri comemoram Dia do Livro com encenações de histórias

Com encenações de histórias infantis, as peças aconteceram nas 5 Maternais administradas pelo Instituto Ânima



Instituto Ânima recebe homenagem no 22º Batalhão Logístico Leve do Exército

O 22º Batalhão Logístico Leve comemorou em 18 de abril seus 72 anos de criação e convidou o Instituto Ânima para receber uma Homenagem



Novembro Azul – Instituto Ânima realizou palestras para conscientização

O Instituto Ânima abraça a campanha ‘Novembro Azul’ e por isso promoveu entre os dias 6 e 10 de Novembro uma série de palestras de conscientização em relação aos cuidados da saúde do homem



Outubro Rosa: Instituto Ânima promove palestra de conscientização sobre o câncer de mama para mulheres do exército

Realizada pela equipe multidisciplinar, a palestra foi voltada para as militares do 22º Batalhão Logístico Leve de Barueri




Entre em Contato












- Endereço da Sede -

Rua Príncipe Regente, 12, Sala 07, Centro, Araçariguama-SP, CEP: 18147-000

- Telefone -

(11) 4198-5732

- Email -

institutosocialanima@gmail.com




Endereço da Sede

Rua Príncipe Regente, 12, Sala 07, Centro, Araçariguama-SP, CEP: 18147-000

Telefone

(11) 4198-5732

Email

institutosocialanima@gmail.com



Copyright © 2017 - Instituto Ânima.