Instituto Ânima - Logo


Retrospectiva 2019: Confira o resumo de tudo de bom que aconteceu neste ano




Por CCPLBarueri - Publicado em 10/12/2019



O ano de 2019 foi repleto de conquistas e desafios. A cada mês tivemos experiências que nos proporcionaram momentos de alegria e muito aprendizado ao lado das equipes, alunos, munícipes e suas famílias que estão sempre presentes nas unidades dos Centros de Capacitação Profissional e Lazer, que são mantidos pela Prefeitura Municipal de Barueri através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com o Instituto Ânima. Confira a seguir um resumo do que rolou por aqui durante o ano.

O mês de janeiro foi recheado de atividades. Aproveitando as férias escolares, o projeto “Férias Divertidas” dos CCPLs de Barueri levaram diversão e entretenimento para adultos e crianças. Tivemos Jogos Lúdicos, Oficinas de Slime, Oficina de Pipas, Zumba, Grafite, Circo, Oficina de Teatro, Jogos e brincadeiras, Street Dance e muito mais.
A equipe psicossocial também trabalhou duas campanhas de conscientização: Janeiro Roxo e Branco.

Em fevereiro, as crianças participaram de várias atividades para comemorar o carnaval. Teve confecção de máscaras, bailinho e músicas temáticas na s aulas de Zumba e no Street Dance. As aulas dos cursos culturais, profissionalizantes e formação e desenvolvimento fluíram a todo vapor, com muito empenho e dedicação dos alunos.

Março é o mês da mulher e para comemorar esta importante data, nos quatro CCPLs foram promovidos workshops de beleza, com sessões gratuitas de massoterapia, design de sobrancelhas, estética facial, corte de cabelo, esmaltação de unhas, e muito mais. Sob a supervisão de seus professores, as alunas colocaram em prática os conhecimentos trabalhados em sala de aula. Neste mês, também tivemos Pocket Show de Circo, onde os alunos mostraram todo o seu talento.

Em abril, os alunos comemoraram a Páscoa fazendo orelhas de coelho, pintura facial e recebendo ovos de chocolate. Já no Dia do Índio, tiveram aulas temáticas para aprender mais sobre o pluralismo cultural do nosso país. A turma de reforço participou do projeto “Meu Livro”, onde criaram suas próprias histórias. Também teve mostra de Dança, com apresentações para comemorar o Dia Internacional da Dança.

No mês de maio, as mães foram homenageadas apresentações dos alunos e do grupo da Secretaria da Mulher ‘Empodera Mulher’. As mães das bailarinas entraram na dança e se apresentaram com as filhas. Para comemorar o Dia da Língua Portuguesa teve campeonato de soletrar e sessões de contação de histórias. Já no Dia do Museu, teve exposição de objetos e brinquedos antigos e releitura de obras. A equipe psicossocial conscientizou os alunos no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.

Em junho, mais de 450 alunos de cursos profissionalizantes que começaram a estudar no primeiro semestre de 2019 participaram das cerimônias de formatura do CCPL. No CCPL Parque Imperial teve Street Work com aulas especiais de Street Dance e pintura de mural com a turma do curso de Grafite. A equipe psicossocial orientou os alunos no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

No mês de julho, alunos de cursos culturais se apresentaram e se divertiram nas Festas Julinas das quatro unidades. Tivemos comidas e brincadeiras típicas, dança e muita música. Aproveitando o recesso escolar, como de costume, tivemos uma extensa programação especial com o projeto Férias Divertidas.

Em agosto os alunos de cursos culturais e de formação e desenvolvimento criaram cartões e mensagens para homenagear seus pais. Para comemorar o Dia do Folclore, os alunos assistiram à uma peça teatral interpretada pelos professores de teatro e colaboradores do CCPL. Também participaram de sessões de contação de histórias sobre o tema. No Dia Internacional da Arte, os professores de cursos culturais abordaram o tema em sala de aula.

No mês de setembro recebemos os idosos do ‘Grupo Vida’ para participarem de uma sessão de cinema. com direito a pipoca e roda de conversa com as crianças e colaboradores no final. Foi um momento de grande troca de experiências! Alunos de todas as turmas participaram de atividades sobre a campanha Setembro Amarelo, de conscientização sobre o suicídio. Tivemos ainda, um cronograma de atividades lúdicas em comemoração ao Dia da Independência.

Em outubro tivemos as festas para comemorar o Dia das Crianças com apresentações dos alunos dos cursos culturais. A equipe psicossocial trabalhou com os alunos a campanha Outubro Rosa. Tivemos também a Defesa Civil realizando atividades com adultos e crianças. As turmas de teatro encenaram peças que trabalharam a conscientização dos alunos da importância da preservação ambiental. Em paralelo foram plantadas árvores e repaginadas as hortas das unidades.

No mês de novembro tivemos a formatura dos alunos dos cursos profissionalizantes do CCPL Engenho Novo e Jardim Paraíso. A equipe psicossocial trabalhou a campanha Novembro azul conversando com alunos e funcionários. Para que os alunos conhecessem a importância do Dia da Consciência Negra, os alunos participaram de atividades e rodas de conversa que abordaram o tema com convidados especiais. Para celebrar o dia da Proclamação da República e da Bandeira Nacional, os alunos participaram de atividades lúdicas.

Entre os dias 3 e 6 de dezembro, os alunos dos cursos de Arte Circense, Teatro, Ballet, Street Dance, Zumba, Dança do Ventre e Violão, divertiram e emocionaram o público nos Espetáculos de Fim de Ano. Inspirados na Literatura de Cordel, o tema deste ano foi ‘Cordel Unindo Culturas’. As apresentações marcaram o fim do ano de 2019, um ano cheio de realizações e você faz parte da nossa história!










Fale Conosco


Entre em contato conosco!



Localização

Rua Príncipe Regente, nº 12, Sala 07,
Centro, Araçariguama-SP. CEP 18147-000.
CNPJ 05.947.341/0001-92



Telefone

(11) 4382-4683



E-mail

institutosocialanima@gmail.com











Envie uma mensagem


Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato conosco!








Copyright © 2017-2024 - Instituto Ânima.


Área do colaborador | Webmail